Nomes de dominio internet

Se um forma simples podemos afirmar que os nomes de dominio servem para identificar recursos na Internet como por exemplo um website.
Os recursos têm de estar disponiveis em servidores Internet configurarados para responder pelo dominio de acordo com o protocolos da rede.
Em termos gerais é também uma identificação de automomia administrativa e controlo sobre uma parte da Internet, pela entidade que regista o nome de dominio.

A forma como os nomes de dominio são formados e geridos na Internet baseia-se as regras do Sistema de Nomes de Dominio (Domain Name System) - DNS, pelo que para um nome de dominio apontar globalmente para algum recurso na Internet (por exempo um website) o nome necessita de estar previamente registado no Sistema de DNS global, ou seja nos servidores de nome de raiz (root nameservers), e o servidor responsavel pelo dominio deve estar configurado para responder aos pedidos de resolução do nome de dominio (conversão do nome no endereço ip do servidor responsavel pelo recurso).

Os nomes de dominios são normalmente formados por um palavras separadas por pontos, como por exemplo: xpto.com, formando uma especie de linha hierarquica, em que xpto é um como sub-dominio de .com.

A parte final, depois do ultimo ponto (no exemplo o .com) é a extensão ou hiearquia de do domino. Existem várias hieraquias (e de vários tipos) que abordamos abaixo.
A parte que no exemplo corresponde ao xpto é a parte importante do dominio. Aquela que é a que é adquirida e controlada por si, e na qual pode criar sub dominios.

As principais hierarquias de dominios existentes são as seguintes:

  • gTLD, ou general top level domains, que são as extensões gerais mais antigas e comuns, ex: .com, ,net, org;
  • ccTld, ou country code domain names, que são as extensões associadas aos diversos paises do mundo, ex: .pt, .fr, .de;
  • newTld, o new top level domains, que são a nova geração de nomes de dominio sectoriais;

Cada uma destas hierarquias é composta por uma entidade de topo (Registry) responsavel pela gestão do processo de registo e bom funcionamento do sistema de dns para hierarquia.
Cada registry tem liberdade para definir algumas das regras de registo de nomes de dominio na hiearquia como por exemplo, os preços, as regras de renovação ou transferência, restrições para residentes nos ccTLD, fornecimento de informações adicionais, etc..

No processo comercial dos dominios, existe uma classe de intermediários especiais, as entidades de registo ou os Registars, que vendem o serviço de registo de nomes ao publico em geral e aos revendedores de dominios.

Cada nome de dominio tem associados os seguintes contactos: titular, administrativo e tecnico, (indicados no processo de registo). O contacto do titular é o que identifica o dono do dominio.
Recorrendo ao serviço WHOIS é possivel recolher informações sobre o dominio incluindo a identidade e os contactos associados.

Para colmatar a falta de privacidade que implica o modelo transparente da internet, os Registars implementaram a possibilidade de filtragem das informações dos dominios no WHOIS.
Pelo que existe a opção de privacidade nos contactos no registo de nomes de dominio. Este serviço é normalmente pago como um extra.


Resumindo o(s) nome(s) de dominio são um requisito fundamental para ter um alojamento web e estar presente na internet.
Para ter um nome de dominio na internet é preciso efectuar o seu registo (por um periodo definido) e renovar o registo no final do prazo.


A entidade gestora do sistema de dominios é o ICANN.



Esta resposta foi útil?

 Imprimir este Artigo

Leia também

Renovar um dominio

Os nomes de dominio na Internet são registado por um periodo de tempo. É frequente...

Alterar contactos associados aos dominios

Os contactos dos dominios, cuja hierarquia permite a actualização dos contactos...

Registar um dominio

Para ter um alojamento web plenamente funcional é necessário ter um nome de dominio...

Transferir um dominio

Quando se regista um nome de dominio na Internet recorreu-se a uma entidade que lhe forneceu esse...

Criar um sub-dominio

Caso o seu plano de alojamento web o permita, pode criar, e gerir, sub-dominios dos seus dominios...

Powered by WHMCompleteSolution